25 de março de 2009

ENSINAR A ESCREVER


São dois os princípios fundamentais que devem alicerçar a tarefa de ensinar a escrever: o papel do mediador e a concepção de escrita/escrever. O professor deve assumir o papel de mediador/facilitador do processo de aprender a escrever, e, nessa perspectiva, agir como um dos interlocutores do aluno. Em relação à concepção de escrita/escrever, penso que ela é a pedra de toque para reflectir sobre o processo de ensinar a escrever, a fim de procurar alternativas para melhorá-lo. Sem ter esse objetivo bem definido, e com ele estabelecer uma boa relação, como pode o professor ensinar, eficientemente, o aluno a escrever? No meu entender, todos os aspectos referentes ao escrever,ao aprender a escrever e ao ensinar a escrever devem ter,como ponto inicial e principal de discussão, a concepção de escrita/escrever como processo social, interactivo, dialógico e histórico.A partir dessa postura,acredito que haja uma possibilidade de alteração na chamada crise da escrita na escola.