27 de dezembro de 2008

Aprender a ler

Autora: Drª Paula Teles

http://www.clinicadedislexia.com/textos.asp?tipo=desmistificar

Aprende-se a ler naturalmente partindo da leitura de textos?Incorrecto. A linguagem falada é adquirida naturalmente, decorre de uma predisposição biológica, aprende-se a falar naturalmente sem necessidade de ensino formal, explícito. A linguagem escrita foi inventada pelo homem, não segue um processo biologicamente determinado, utiliza códigos específicos para representar a fala. Estes códigos não são aprendidos naturalmente, necessitam de ser ensinados explicitamente, formalmente.
Para aprender a ler, numa escrita alfabética, é necessário tornar explícito, tornar consciente, o que na linguagem oral é um processo cognitivo implícito, inconsciente.
Aprender a ler requer a consciência de que a linguagem é formada por frases, as frases por parágrafos, os parágrafos por palavras, as palavras por sílabas, as sílabas por fonemas e de que as letras do alfabeto são a representação gráficas dos fonemas da linguagem oral.
Sendo a consciência fonológica a competência com maior relevância na aprendizagem da leitura e da escrita, o ensino explícito dos diversos elementos do processamento fonológico deve ser feito do mais fácil para o mais difícil até à sua automatização:

 Consciência das Unidades Lexicais - o conhecimento consciente, a metacognição, de que a fala é formada por palavras.

 Consciência Silábica - o conhecimento consciente de que as palavras são formadas por sílabas.

 Consciência Fonémica - o conhecimento consciente de que as sílabas são formadas por fonemas.

 Princípio Alfabético - o conhecimento consciente de que as letras do alfabeto são a representação gráfica dos fonemas utilizados na linguagem oral e de que cada letra do alfabeto tem um nome e corresponde a um, ou mais, fonemas.

 Correspondências FonemaÛGrafema - o conhecimento automático das diferentes correspondências fonemaÛgrafema.

 Fusão Fonémica - saber ler conjuntamente dois ou mais fonemas.

 Fusões Silábicas Sequenciais - saber ler sequencialmente as diversas sílabas que formam as palavras. Para realizar uma leitura correcta, fluente e compreensiva é necessário realizar as sucessivas fusões fonémicas que formam as palavras, guardá-las na memória, encontrar a pronúncia correcta de cada palavra e aceder ao seu significado.

 Segmentação Silábica - saber segmentar as palavras em sílabas.

 Segmentação Fonémica - saber segmentar as sílabas em fonemas, identificar a fonologia correcta de cada palavra para poder aceder ao seu significado.

 Irregularidades nas Correspondências GrafemaÛFonema - o conhecimento automático das irregularidades Correspondências GrafemaÛFonema. Existem grafemas que não têm correspondência fonémica; fonemas que podem ser representados por diferentes grafemas; grafemas com diferentes correspondências fonémicas; fonemas representados por dois grafemas...

 Compreensão Leitora - para além da capacidade de saber ler correcta e fluentemente, esta competência está fortemente relacionada com a capacidade de compreensão da linguagem oral e com o domínio de um vocabulário oral rico.

 Todas estas competências devem ser integradas através do ensino sistemático e da prática regular de actividades de leitura e de escrita.

25 de dezembro de 2008