Autora: Drª Paula Teles
http://www.clinicadedislexia.com/textos.asp?tipo=desmistificar
Aprende-se a ler naturalmente partindo da leitura de textos?Incorrecto. A linguagem falada é adquirida naturalmente, decorre de uma predisposição biológica, aprende-se a falar naturalmente sem necessidade de ensino formal, explícito. A linguagem escrita foi inventada pelo homem, não segue um processo biologicamente determinado, utiliza códigos específicos para representar a fala. Estes códigos não são aprendidos naturalmente, necessitam de ser ensinados explicitamente, formalmente.
Para aprender a ler, numa escrita alfabética, é necessário tornar explícito, tornar consciente, o que na linguagem oral é um processo cognitivo implícito, inconsciente.
Aprender a ler requer a consciência de que a linguagem é formada por frases, as frases por parágrafos, os parágrafos por palavras, as palavras por sílabas, as sílabas por fonemas e de que as letras do alfabeto são a representação gráficas dos fonemas da linguagem oral.
Sendo a consciência fonológica a competência com maior relevância na aprendizagem da leitura e da escrita, o ensino explícito dos diversos elementos do processamento fonológico deve ser feito do mais fácil para o mais difícil até à sua automatização:
Consciência das Unidades Lexicais - o conhecimento consciente, a metacognição, de que a fala é formada por palavras.
Consciência Silábica - o conhecimento consciente de que as palavras são formadas por sílabas.
Consciência Fonémica - o conhecimento consciente de que as sílabas são formadas por fonemas.
Princípio Alfabético - o conhecimento consciente de que as letras do alfabeto são a representação gráfica dos fonemas utilizados na linguagem oral e de que cada letra do alfabeto tem um nome e corresponde a um, ou mais, fonemas.
Correspondências FonemaÛGrafema - o conhecimento automático das diferentes correspondências fonemaÛgrafema.
Fusão Fonémica - saber ler conjuntamente dois ou mais fonemas.
Fusões Silábicas Sequenciais - saber ler sequencialmente as diversas sílabas que formam as palavras. Para realizar uma leitura correcta, fluente e compreensiva é necessário realizar as sucessivas fusões fonémicas que formam as palavras, guardá-las na memória, encontrar a pronúncia correcta de cada palavra e aceder ao seu significado.
Segmentação Silábica - saber segmentar as palavras em sílabas.
Segmentação Fonémica - saber segmentar as sílabas em fonemas, identificar a fonologia correcta de cada palavra para poder aceder ao seu significado.
Irregularidades nas Correspondências GrafemaÛFonema - o conhecimento automático das irregularidades Correspondências GrafemaÛFonema. Existem grafemas que não têm correspondência fonémica; fonemas que podem ser representados por diferentes grafemas; grafemas com diferentes correspondências fonémicas; fonemas representados por dois grafemas...
Compreensão Leitora - para além da capacidade de saber ler correcta e fluentemente, esta competência está fortemente relacionada com a capacidade de compreensão da linguagem oral e com o domínio de um vocabulário oral rico.
Todas estas competências devem ser integradas através do ensino sistemático e da prática regular de actividades de leitura e de escrita.
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