14 de fevereiro de 2009

A experiência...

Como diz Aldous Huxley,“A experiência não é aquilo que acontece a uma pessoa,
mas aquilo que uma pessoa faz com aquilo que lhe acontece.”


Assim, a Formação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)tem-me feito crescer em conjunto com os meus formandos, na busca do equilíbrio entre a acção e o pensamento, levando-nos a uma permanente auto análise, num processo reflexivo, constante sobre as práticas na sala de aula, as suas/nossas experiências, crenças, imagens e valores.

Temos mantido uma atitude inter - cultural de disponibilidade para olhar, ouvir, questionar e propor os retoques necessários para que todos nos sintamos motivados a intervir nos contextos de aprendizagem, como agentes dinamizadores da mudança. Sabemos, também, que esta necessita de ser realizada para que todos possamos usufruir de uma sociedade mais digna e justa, onde as orientações do 1ºartigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos seja verdadeiramente uma realidade.

4 comentários:

Raquel do Carmo disse...

E quem não vê esta formação como uma forma de aprendizagem e crescimento...certamente não anda com os óculos certos!

margarida disse...

É verdade, mas tenho pena que ainda haja tanta gente a precisar de "oftalmologista"...

Raquel do Carmo disse...

Não foram ao rastreio do Olho Rústico! E era gratuito...

Unknown disse...

Margarida, disseste tudo...! È uma forma de aprendizagem mas sobretudo uma forma de partilha. E não é disso que a vida se trata? Fazes um excelente trabalho e formamos contigo uma equipa espantosa. Bjo.

Helena